Repositórios Abertos

Repositórios Abertos são locais na internet que disponibilizam de forma organizada os recursos educacionais para acesso público aos interessados. A organização destes repositórios depende da instituição e da forma como o projeto de desenvolvimento foi elaborado. De acordo com pesquisa realizada em projeto do Hiperlab foram levantados alguns dos principais repositórios abertos nacionais de recursos educacionais. São eles:

BIOE – Banco Internacional de Objetos Educacionais

Criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais – RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI e outros.

Os recursos educacionais digitais deste repositório são disponíveis de acordo com os níveis de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira, sendo eles: Educação Infantil, Educação Básica (Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais e Ensino Médio), Educação Profissional e Educação Superior, inclui ainda, as modalidades de ensino: Educação Escolar Indígena e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Este repositório conta com recursos de diferentes países e línguas, professores de qualquer parte do mundo poderão acessar os recursos em sua língua materna, traduzir os que estão em outra língua, assim como publicar as suas produções em um processo colaborativo.

UNICAMP – Recursos Educacionais Multimídia para a matemática do ensino médio

Este repositório possui recursos educacionais em formatos digitais desenvolvidos pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) com financiamento do FNDE, SED, MCT e MEC para o Ensino Médio de Matemática no Brasil. São mais de 350 recursos educacionais no formato de vídeos, aúdios, softwares e experimentos. Os recursos podem ser localizados segundo uma busca que permite a pesquisa por tema, por formato de mídia ou ainda pela série de ensino. Além da apresentação que caracteriza o recurso, cada um destes possuem listados os objetivos para seu uso além de seu conteúdo. Os recursos podem ser executados online ou baixados para o computador, bem como o guia do professor que contém alguns aprofundamentos de conteúdo e sugestões de atividades. Em alguns recursos ainda se pode localizar a folha do aluno com procedimentos e apoio para execução de algum experimento.

Portal do Professor

O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. É um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados. O acervo publicado é composto de conteúdos produzidos pelo Ministério da  Educação  e parceiros e  de conteúdos  localizados  em  instituições educacionais, fundações e institutos, organizações públicas e privadas, de diferentes países e cedidos para a publicação no Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE.

Conteúdos Digitais para o ensino e aprendizagem de matemática e estatística

Vinculado à Universidade Federal Fluminense este reposítório possui layout simples com recursos da área da matemática divididos em softwares educacionais, experimentos e atividades de áudio. É possível realizar download do recurso para uso offline ou ainda executá-lo no modo online. Ao entrar no recurso se encontra uma apresentação do mesmo, logo após o conteúdo em formato texto e a seguir o conteúdo com animações interativas (no caso de softwares educacionais).

UNIJUÍ – Fábrica Virtual

Este repositório de Objetos de aprendizagem foi elaborado para o Laboratório Virtual de Matemática da UNIJUÍ e /ou RIVED-Rede Interativa Virtual de Educação. Este repositório possui 33 recursos educacionais que estão listados na tela inicial, cada recurso possui um link que direciona diretamente para sua execução online, e também um tutorial que explica passo a passo seu funcionamento. Todos estes recursos são da área de matemática e foram elaborados dentro do padrão RIVED para desenvolvimento de objetos de aprendizagem.

Núcleo de Construção de Objetos de Aprendizagem

Repositório vinculado à Universidade Federal da Paraíba, parte dos recursos foram construídos para concorrer aos editais do projeto RIVED, e outros através de convênio específico com a SEED/MEC – Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. Os recursos são na maioria da área de física para o ensino médio, mas também existe um recurso de matemática e outro de português. É possível também encontrar artigos vinculados a cada área do recurso educacional selecionado.