Histórico

O laboratório de pesquisa em Ambientes Hipermidia para Aprendizagem (HiperLab) tem sua origem em 1997 com a aprovação do projeto PROIN/CAPES para o desenvolvimento do Visual GD (hipermídia para aprendizagem de Geometria Descritiva) que permitiu a aquisição dos primeiros equipamentos. As Profas. Alice Theresinha Cybis Pereira, PhD e Vania Ribas Ulbricht, Dr. foram as fundadoras do Hiperlab.

Desde lá, novos projetos foram aprovados resultando em pesquisas e equipamentos através dos editais FINEP/BID/88/OC-BR (apoiando o projeto Habitar), CNPq/PROTEM 1999 (visando o projeto Geometrando), PROEXTENSÃO-2002/UFSC (apoiando a hipermídia sobre a síndrome de Down), FUNGRAD-2002/UFSC (visando o desenvolvimento da hipermídia para aprender hipermídia) e por parceria com o Laboratório de Conforto Ambiental do Depto. de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e o CNPq Edital 14 e 19/2004 (visando apoiar o desenvolvimento do projeto AVA_AD).

O CNPq, também, vem auxiliando os diferentes projetos desenvolvidos no HiperLab através da concessão de bolsas de Produtividade, Recém-Doutor, DTI, AT e IC. A UFSC vem apoiando também com a concessão de bolsas IC e de Extensão, assim como a concessão do espaço físico e horas de seus professores.

O grupo de estudos em Ambientes Hipermídia voltado ao processo de ensino-aprendizagem, credenciado junto ao CNPq, é liderado pelas Profa. Vânia Ribas Ulbricht, Dr. e Profa. Alice.T. C. Pereira, PhD. Este grupo é sediado no HiperLab junto ao Departamento de Expressão Gráfica da UFSC.